-
Arquitetos: Makoto Yamaguchi Design
- Área: 1266 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Koichi Torimura
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada na cidade de Pakse, em Laos, em uma propriedade com vista para o Rio Mekong. Ela é um dos três grandes edifícios de estilo clássico europeu que haviam sido projetados e construídos há alguns anos por um arquiteto tailandês, como residência para uma determinada família. Esta casa agora pertence à filha desta família e nossa cliente nos contratou para fazer o projeto de interiores para a sua residência. Ela pediu um estilo contemporâneo e simples em contraste com o exterior.
O projeto também exigiu que o exterior da casa fosse intocado, uma vez que ela faz parte do layout simétrico das três casas. Iniciamos nosso trabalho de renovação raspando trabalho inicial feito no interior, realizado na construção.
Parecia apenas natural para nós um design de interiores que levasse em conta o forte impacto do exterior clássico europeu. Inicialmente, pensamos que o estilo clássico europeu parecia um pouco fora de contexto em Laos, no Sudeste Asiático. Mas quando as casas foram pintadas em um tom de ocre, pareceu combinar com o entorno, se misturando confortavelmente com a arquitetura local. A combinação do estilo clássico europeu com a paisagem de Laos já não nos parecia estranha.
Para a entrada principal, no primeiro pavimento, projetamos um objeto de arte feito de cristal Swarovski, uma imagem de uma cachoeira. A escolha de usar cristal foi inspirada pela fachada clássica. A cidade de Pakse é famosa por suas inúmeras cachoeiras e sua natureza intocada. Este é também um exemplo perfeito de fundir os aspectos de natureza local no projeto.
Além disso, a harmonia pode ser vista na relação entre os pisos e paredes. Escolhemos o mármore branco para o piso ao longo das paredes externas, inspirado na fachada imponente, com janelas em arco decorativos. Os pisos e as paredes da sala, no interior, receberam um acabamento de madeira. O contraste do mármore com a madeira também apresenta uma bela harmonia.
Além disso, a parede de pedra é feita de granito, semelhante às rochas encontradas ao longo dos rios que atravessam a floresta local, ou em torno das cachoeiras. O granito foi emoldurado com grandes painéis de aço inoxidável com um acabamento espelhado ou com painéis de vidro - materiais nunca utilizados nos edifícios locais tradicionais, rústicos, de madeira. A pedra representa a paisagem única de Pakse, onde o metal e o vidro dão um ar contemporâneo.
Assim, esta casa mistura harmoniosamente os elementos contemporâneos, a arquitetura clássica europeia e a natureza local de Pakse.